Ter um lugar para armazenar alimentos é fundamental, mesmo que seja um espaço pequeno dentro do armário da cozinha. Independentemente do tamanho da sua despensa, a organização deve ser premissa para esse cantinho e, as caixas organizadoras são ideais para essa finalidade.
A falta de espaço não deve servir de justificativa para a bagunça, afinal, a área destinada aos mantimentos deve ser impecável e funcional. E acredite, essa arrumação faz toda a diferença no dia a dia e ainda ajuda a evitar o desperdício. Entenda o porquê:
Algumas vezes nem sabemos o que temos de produtos guardados. Muitos ficam escondidos no fundo do armário, acabam vencendo e, consequentemente, indo para o lixo. Por isso, não é só a higiene da área que conta, a comida precisa ser separada por ordem de validade.
A seguir, acompanhe algumas dicas para manter a despensa em ordenada:
10 dicas para organizar a despensa
Se você é uma daquelas pessoas que adora preparar pratos diferentes, acredite, uma despensa bem arrumada tornará o ato de cozinhar mais prazeroso, uma vez que todos os ingredientes estarão à mão. Acompanhe algumas dicas para cuidar do espaço:
1 – O primeiro passo é retirar tudo o que está no armário, como alimentos, potes, caixas organizadoras e temperos, e limpar o espaço com produtos específicos.
2- Separe todos os produtos por validade e jogue fora o que já passou da data de vencimento.
3- Aposte em itens que facilitem o manuseio e ordenação da despensa, como caixas organizadoras com ou sem tampa, cestos, potes plásticos, bandejas e outros objetos indispensáveis.
4- Selecione os mantimentos por categorias. Por exemplo, junte os grãos e farinhas, depois os enlatados, líquidos, doces e temperos. Separe as famílias e acomode cada uma delas em uma caixa organizadora.
Veja também como organizar potes plásticos no armário!
5- Não esqueça de colocar os alimentos virados para frente, com a data de validade exposta.
6- Os produtos com a validade mais recente devem ficar na frente dos demais, para serem consumidos primeiro.
7 – Coloque mantimentos abertos e com embalagens danificadas em potes com tampa. Não esqueça de etiqueta-los com a data de validade. Além de práticos e higiênicos, os recipientes são charmosos.
8 – Conserve as bebidas na parte mais baixa.
9- Se tiver muitas prateleiras, destine a que fica ao alcance dos olhos e das mãos para os alimentos que são ingeridos com mais frequência, como arroz, feijão e macarrão, por exemplo.
10 – Use a criatividade para arrumar a despensa e adapte outros organizadores, caso tenha espaço, como prateleiras aramadas e potes de vidro.
Não existe uma receita de bolo para organizar um ambiente. No entanto, alguns utensílios, como uma caixa organizadora com tampa, cestas, bandejas e potes podem facilitar a acomodação e manuseio dos itens.
Uma boa dica é deixar um bloco de anotações ao lado da despensa para anotar o dia que cada item acabou, a tática ajuda na hora de montar a listinha de compras. Continue acompanhando o nosso blog e tire as suas dúvidas!
Compartilhar