No artigo de hoje mostraremos algumas dicas que facilitam a limpeza da casa, fazendo com que você gaste menos tempo nessa tarefa e o resultado seja ainda melhor. Confira!
Antes de falarmos da faxina, existem certas coisinhas que precisamos esclarecer:
1- Quanto à organização:
Um dos erros mais comuns é tentar organizar a casa ao mesmo tempo em que faz a limpeza. Pode até dar certo, mas o tempo gasto fazendo as duas juntas é muito maior. Portanto, é preferível que a casa já esteja organizada antes de começar a faxina.
Para organizá-la de maneira prática e sem gastar altas quantias, você pode usar caixas plásticas, bandejas e organizadores. Veja exemplos de alguns cômodos:
– Quarto Infantil
Guarde os bichinhos de pelúcia em bandejas plásticas, fazendo com que fiquem arrumados e à mostra. Também é possível usar caixas plásticas com tampa para os demais brinquedos.
– Lavanderia
– Garagem
Caso queira saber mais sobre como dar um up em sua garagem, elaboramos um post só sobre isso. Clique aqui para ler.
Quer ver algumas dicas de como organizar a casa inteira de forma barata e eficiente? Leia “Aprenda a organizar tudo o que precisar com potes, bacias e caixas plásticas”.
2- Quanto à rotina:
É importante dizer também que criar uma rotina facilita bastante, pois as tarefas já ficam pré-estabelecidas e você não se perde no meio do caminho. E quando dizemos rotina, não estamos nos referindo a algo engessado, que deve ser cumprido à risca, mas sim como um passo a passo para te auxiliar.
Existem duas maneiras de traçar esse passo a passo e isso deve ser feito de acordo com o seu próprio modo de limpar. Na primeira, você estabelece um dia da semana para a limpeza da casa e a ordem dos cômodos que serão limpos. Já na segunda, você distribui as tarefas nos dias da semana. Veja a seguir como fazer isso de forma eficiente.
Essas duas considerações antes da faxina já vão ajudar bastante para que essa tarefa não tome tanto tempo e seja mais tranquila, pois você não precisará parar várias vezes para organizar certos itens.
Limpando a casa 1 vez por semana
Para aqueles que gostam de um resultado excelente e tem um tempinho de sobra, nem que aos fins de semana, a rotina de limpeza da casa de 1 vez por semana é a ideal. Uma dica é começar pelo cômodo mais difícil, já que no início você tem mais energia.
Banheiros
Limpe o vaso sanitário, a cuba e a bancada da pia, o boxe, espelhos varra e lave ou passe um pano no piso. Por fim, troque as toalhas. Não se esqueça das janelas e dos azulejos.
Quartos
Troque a roupa de cama, tire o pó dos móveis, varra (não se esqueça de arrastar os móveis maiores e varrer a parte do chão que eles cobrem) e passe um pano no chão. Se quiser, passe um lustra móveis para dar um toque final. Se tiver roupa lavada para guardar, essa é a hora.
Cozinha
Limpe a pia e o ralo, a mesa e outras superfícies, o microondas, a geladeira, o fogão e os armários. Por fim, varra e lave ou passe pano no piso.
Sala
Tire o pó dos móveis e de todos os itens em estantes e afins. Varra e passe pano no chão. Atenção ao limpar aparelhos eletrônicos!
Limpando a casa em partes
Esse método é usado para aqueles que normalmente não tem muito tempo de sobra ou não gostam de dedicar várias horas seguidas à faxina. A ideia aqui é destinar de 30 minutos a 1 hora diária para pequenas tarefas. Por exemplo:
Segunda-feira: passar pano e tirar pó dos quartos.
Terça-feira: tirar o pó da estante e trocar roupa de cama.
E assim por diante, vá adequando as tarefas diárias de acordo com a rotina.
Como pudemos perceber no decorrer do post, muitas vezes a demora da faxina não está na própria faxina em si, mas na falta de organização da casa, fazendo com que a limpeza seja interrompida várias vezes.
Portanto, antes de limpar, organize. Depois é só colocar a sua música favorita e mãos à obra… ou melhor, mãos à faxina!
Compartilhar