Quem lida com estoque precisa direcionar os trabalhos sempre a uma palavra: organização!
Um almoxarifado bem organizado reflete diretamente nos ganhos da sua empresa, afinal você passa a ter:
- Mais zelo pelos itens armazenados;
- Melhor controle administrativo;
- Pode pensar melhor nas estratégias de vendas, com base no estoque disponível.
Se você está à procura de dicas eficientes para organizar almoxarifado de uma empresa, seja ele de pequeno ou grande porte, você acaba de encontrar. Confira a seguir!
5 dicas para organizar bem seu almoxarifado
-
Revise e analise mercadorias “paradas” ou “esquecidas”
Existem 2 tipos de limpeza que podem ser feitas no seu almoxarifado: a limpeza regular de sujeira e poeira no geral e a limpeza de mercadorias.
É ideal que regularmente seja feita uma revisão dos produtos que têm baixa ou nenhuma saída, de forma a verificar prazos de validade, qualidade da embalagem, dentre outros pontos, principalmente se forem produtos perecíveis e/ou de validade curta.
Elimine ou doe tudo o que está estagnado no seu almoxarifado.
-
Identificação e categorização dos itens
Uma boa dica para organizar almoxarifado é trabalhar com a identificação dos itens.
Faça divisões e subdivisões dos produtos no espaço, para facilitar em saber onde cada coisa se encontra.
Também dê nomes ou números às caixas onde você armazena cada coisa. Assim, só de bater o olho, o funcionário saberá o que vai encontrar.
-
Trabalhe com localizadores dentro do seu estoque
A organização de divisões e identificação feita na dica 2 abre portas para agilizar o trabalho de quem lida com seu estoque.
Além de dar nomes ou números às caixas organizadoras, organize corredores e prateleiras para localizar produtos.
Exemplo: quando algum produto novo chegar na empresa, você pode registrá-lo no estoque como “Produto X; Corredor 1; Prateleira 3; lado direito”.
Bem melhor organizar assim!
-
Otimize o espaço com caixas empilháveis
Caixas empilháveis são uma ótima dica para organizar almoxarifado se você trabalha com estoque de alto volume de entrada e saída, ou seja, com muita mobilidade.
Com esse modelo de caixas da Pleion, seu almoxarifado garante um estoque mais organizado, sem ocupar muito espaço, com segurança, facilidade para transportar, empilhar e desempilhar, e muito mais. Conheça melhor as Caixas Empilháveis aqui!
Trabalha com produtos pequenos, como peças e ferramentas? Você também pode contar com as bandejas bioprátikas da Pleion, que organizam, separam e ainda facilitam o alcance!
Uma boa ideia, não é mesmo?
-
Tenha total controle do estoque
Além da organização física do espaço, é necessário também o controle administrativo do estoque.
Portanto, tenha uma boa equipe que se responsabilize pelos processos de entrada e saída, como recebimento, cadastro, armazenamento, notas fiscais, trocas, devoluções e demais tarefas envolvidas.
_
Com essas dicas você pode começar um processo de melhorias contínuas no almoxarifado da sua empresa! Assim você evita futuras “surpresas” e satisfaz cada vez mais os seus clientes.
Conte com os produtos bioprátikos e multiusos da Pleion e aumente suas chances de sucesso!
Compartilhar