O plástico é um dos materiais mais comuns em nossa rotina. Ele é matéria-prima para a fabricação de brinquedos, bijuterias, utensílios de cozinha, entre outros.
Sua utilização é muito frequente, devido a sua alta durabilidade, menor consumo de energia e maior facilidade de transporte e processamento.
Classificação dos tipos de plástico
Para sabermos de qual tipo de plástico é feito determinado produto, há um padrão utilizado pelas fábricas. Números cercados por um triângulo com setas nos rótulos dos produtos plásticos têm a função de alertar os consumidores sobre o descarte seletivo, além de orientar a separação correta de cada material.
No Brasil, a norma técnica dos plásticos (NBR 13.230:2008) foi concebida de acordo com critérios internacionais. A numeração separa os plásticos em seis diferentes tipos de materiais (PET, PEAD, PVC, PEBD, PP, PS), e ainda há uma sétima opção (outros), que normalmente refere-se a produtos plásticos fabricados com uma combinação de diversas resinas e materiais. Confira a figura abaixo:
Categorias dos plásticos
Os plásticos podem ser divididos em duas grandes categorias:
- Plásticos termorrígidos: Depois de resfriados e endurecidos, esses plásticos mantêm o formato e não conseguem voltar à sua forma original. São rígidos, duráveis e podem ser utilizados em peças de automóveis, aeronaves e pneus. Alguns exemplos são: poliuretano, poliéster, resinas epóxi e de fenol.
- Termoplásticos: Os termoplásticos são menos rígidos do que os termorrígidos e podem amaciar com o aquecimento e voltar à forma original. São facilmente maleáveis para produzir filmes, fibras e embalagens. Alguns exemplos são: polietileno (PE), polipropileno (PP) e cloreto de polivinila (PVC).
Mas quais são os plásticos termoplástico e termorrígido?
TERMOPLÁSTICOS
São aqueles materiais que podem ser reciclados, pois não sofrem alterações na estrutura química durante o aquecimento.
*Inclui uma variação do PP, o BOPP, plástico metalizado de difícil reciclagem, usual em embalagens de salgadinhos e biscoitos.
TERMORRÍGIDOS
Não são recicláveis porque não fundem com o reaquecimento.
Compartilhar