Como fazer para ser lembrado como um ótimo restaurante e, assim, fidelizar clientes?
Quando falamos de restaurantes, muitas situações vêm à nossa cabeça, tanto as boas quanto as ruins: lembramos daquela refeição maravilhosa, seguida por uma bela sobremesa e, também, daquela comida fria acompanhada de um péssimo atendimento.
Ser lembrado da primeira forma (como uma memória prazerosa), requer alguns cuidados em relação aos funcionários, ao ambiente e à metodologia utilizada. Mas antes de explicá-los, vamos entender a importância de fidelizar clientes!
Por que trabalhar para fidelizar clientes em meu restaurante?
O primeiro ponto a se destacar é que conseguir novos clientes pode custar de 5 a até 7 vezes mais do que manter um já existente.
Outro fator crucial é que eles agregam valor ao seu negócio! Sim, isso mesmo. O consumidor fiel costuma agir como um entusiasta da marca, divulgando aos amigos, colegas e familiares a qualidade oferecida por aquele estabelecimento. E isso resulta em mais frequentadores para seu restaurante.
As redes sociais também desempenham um papel relevante, uma vez que é possível compartilhar a experiência e avaliar a comida, o atendimento e o ambiente.
Sabendo desses benefícios, veja 6 dicas de como cumprir essa tarefa!
1. Engaje no atendimento para fidelizar clientes
O tratamento oferecido deve ser um diferencial da casa: essa é a hora de mostrar o porquê escolher esse restaurante, e não outros. O ideal é um funcionário experiente, que saiba se adequar a cada tipo de cliente, aproveitando as oportunidades de conquistá-lo.
O atendimento também é responsável por mostrar o local. Além de apenas entregar os cardápios, é necessário que eles saibam tirar as dúvidas referentes à comida e ao pagamento, por exemplo.
Quando se tratar de um visitante de primeira viagem, mais cuidado ainda: a primeira impressão é a que fica!
2. Motive a equipe
A qualidade do serviço oferecido está diretamente ligada à motivação dos colaboradores.
Uma equipe motivada atrai e mantém clientes com sucesso. Veja algumas maneiras de motivar a equipe:
– Reconhecimento
Parabenize-os ao realizarem uma tarefa com qualidade, independentemente de seu cargo.
– Ouça
Um passo que gera credibilidade, para ambas as partes, é receber o feedback de quem vivencia aquele trabalho diariamente.
– Ofereça treinamentos e incentive
O treino é uma forma de capacitá-los e, ainda, evidenciar a importância do time, já que está sendo feito um investimento em cima dele.
– Mantenha a palavra
Manter a palavra é sinônimo de confiança. E quando há confiança dentro um grupo, outros valores, como responsabilidade e respeito, são trazidos junto, aumentando a produtividade de cada um.
3. Atente-se ao ambiente
A refeição pode estar deliciosa e o atendimento impecável, mas se o ambiente desagradar, a fidelização torna-se impossível.
Por isso, escolha a decoração de acordo com o tipo de público e negócio. Não faz sentido um restaurante mexicano possuir itens da cultura norte-americana, não é mesmo?
O som ambiente também é um fator a se prestar atenção, pois é levado em conta pelo cliente no momento de decidir se volta ou não ao lugar. Saiba adequar o som ao público.
4. Mantenha a organização e a limpeza
A organização e a limpeza são itens indispensáveis! A credibilidade passada por um local limpo e organizado é bem maior do que outro sem esses dois fatores.
Os processos organizacionais vão desde o estoque (para aumentar a eficiência da cozinha) até as mesas e seu posicionamento.
Para a estocagem, aconselhamos o uso de caixas plásticas, como as caixas empilháveis, que diminuem as chances de danificação das mercadorias e são mais fáceis de se lavar do que outros materiais, como madeira.
Aproveite e veja como fazer o controle de estoque em seu restaurante!
Já a limpeza consiste em manter o restaurante sempre higienizado.
Para isso, existem alguns atalhos: usar bandejas plásticas, por exemplo, faz com que a quantidade de restos na mesa seja diminuído. E os próprios clientes podem depositá-las em um local específico.
Se ainda tiver alguma dúvida, confira o nosso artigo Por que o seu estabelecimento precisa de bandejas plásticas?
5. Ofereça benefícios
Atualize suas estratégias de marketing para incentivar os consumidores a voltarem!
São muitas oportunidades: descontos na segunda visita, descontos progressivos, cartão fidelidade, entre outros.
Analise as possibilidades para ver qual é mais atrativo ao momento.
6. Busque feedback dos clientes
Não há melhor maneira de descobrir o que precisa ser melhorado! Eles tiveram uma experiência, e cabe ao encarregado do atendimento saber como foi: qual o melhor prato? Faltou algo? A bebida estava boa? Gostaram da música?
Trata-se de uma investigação sutil para avaliação futura, buscando aprimorar ou adaptar o que não estava de acordo com o esperado.
Fidelizar clientes não é uma missão simples, mas com essas dicas você pode melhorar a sua estratégia e alcançar esse objetivo.
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