No verão os dias são mais longos e as temperaturas são mais altas, então é preciso se atentar à conservação dos alimentos, principalmente no momento de armazená-los, já que o calor favorece a proliferação de fungos e bactérias e acelera a degradação. Os alimentos devem ser refrigerados, organizados e conservados em potes plásticos, que ofereçam o espaço, a higiene e a praticidade que você precisa.
A seguir, acompanhe algumas dicas de conservar os alimentos durante os meses mais quentes do ano!
– Programe o termostato da geladeira e procure manter a temperatura sempre entre 0 e 6ºC para garantir a conservação e o frescor dos alimentos distribuídos em potes plásticos.
– Ajustar a temperatura da geladeira não é o bastante para mantê-la funcionando perfeitamente. Fique atento à quantidade de alimento que coloca dentro para não sobrecarregá-la e obrigá-la a trabalhar demais.
– Na hora de armazenar produtos alimentícios, mantenha-os sempre longe de produtos de limpeza, inseticidas e perfumaria.
– Mantenha a geladeira organizada, principalmente no verão. Guarde os alimentos nos lugares apropriados. Por ser mais fria, o compartimento abaixo do congelador serve para colocar produtos que estragam com mais facilidade, como carnes por exemplo.
– As frutas, legumes e verduras devem ser lavados em água tratada ou fervida, mantidos durante uma hora, em uma mistura de água com algumas gotas de solução específica ou vinagre, e depois enxaguados. Depois disso, devem ser conservados em local limpo, seco e fresco, para que durem mais tempo. No refrigerador, prefira mantê-los na gaveta inferior e com temperatura em torno de 6 graus.
– Evite abrir a geladeira várias vezes e sempre confira se fechou bem as portas. O uso inadequado ou um pequeno descuido pode estragar a comida ou impedir que gele como deveria.
– Latas e garrafas devem ser observados antes da compra para garantir que as latas não estejam amassadas e que as garrafas não apresentem vazamentos ou lacres violados. Também não devem estar expostos ao sol ou próximos de fonte de calor.
– O refrigerador deve ser sempre limpo e higienizado para evitar a proliferação de bactérias e garantir seu correto funcionamento.
Compartilhar