Embalagens plásticas e produtos descartáveis são atualmente, um verdadeiro símbolo da vida moderna. E com toda a praticidade que representam, estamos em direção também de fazermos escolhas cada vez menos prejudiciais ao meio ambiente. Isso não significa nenhuma radicalização de comportamento, já que, na verdade com alguns gestos simples já é possível reduzir bastante o lixo plástico de nossas vidas. Confira alguns hábitos úteis para introduzir na rotina, melhorar a qualidade de vida da sua família e ajudar o planeta.
– Evite comprar bebidas em garrafas plásticas
Garrafas de plástico representam um grande problema em matéria de resíduos, já que elas nem sempre são totalmente recicláveis. A melhor opção seria beber água filtrada ou de galões retornáveis. No caso de outras bebidas, prefira as garrafas de vidro.
– Beba sucos e chás caseiros
Sucos e chás também podem vir em garrafas plásticas. Você pode tentar substituí-los por sucos e chás caseiros, feitos com frutas frescas. Mais gostosos, mais saudáveis e ajudam a reduzir o lixo plástico.
– Use ecobags para fazer compras
Apesar de parecer uma dica simples de ser implementada, nem todo mundo se lembra de manter algumas sacolas reutilizáveis no porta malas do carro ou na bolsa, para auxiliar nas compras. Existem inúmeras opções de ecobags de tecidos e outros materiais leves, porém resistentes e que podem ser dobrados ou enrolados.
– Evite pratos e copos descartáveis
Parar de comprar esse tipo de produto é uma iniciativa muito relevante para a redução dos resíduos de plástico. Por preguiça ou crença de que estes produtos são mais higiênicos, existem pessoas que compram apenas descartáveis.
– Escolha recipientes reutilizáveis
Uma forma muito inteligente de reduzir o lixo causado pelo plástico é escolher recipientes laváveis e reutilizáveis como os da Pleion, que garantem a conservação, transporte e armazenamento de alimentos. Desta forma teremos utensílios realmente duradouros que nos permitem por exemplo, guardar alimentos na geladeira sem produzir resíduos.
– Diga não aos canudinhos
É possível notar uma enorme quantidade de canudinhos, principalmente nas praias. Mesmo passando o rastelo e a máquina para limpar a areia, os canudos permanecem porque são muitos.
– Fraldas de pano
Para quem já é pai ou mãe, uma das principais atitudes para reduzir os resíduos de plástico é optar por fraldas de pano para usar em seus filhos. São fraldas reutilizáveis, economizam dinheiro e poluem menos o planeta.
– Reduza o consumo de alimentos em embalagens plásticas
Algumas embalagens, principalmente as de biscoitos, petiscos, produtos congelados e merendas em geral, contêm plásticos mistos que não são recicláveis. Antes de comprar, procure avaliar a embalagem para verificar sobre a seu potencial reciclável e prefira embalagens de papel, papelão ou vidro.
– Prefira comprar a granel
Dê preferência às lojas e supermercados que vendem produtos a granel. Na verdade, um hábito antigo que tem tudo para retornar. Podemos realmente comprar vários produtos sem embalagens, desde alimentos aos cosméticos e detergentes. Informe-se para saber quais lojas vendem a granel na sua cidade.
Compartilhar