A melhor forma de combate à dengue é evitar os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da doença. Para isso, é essencial que não haja água parada em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
Dicas de Prevenção:
- Lona para cobertura de materiais ou tanques de areia
Mantê-la esticada de modo a não acumular água. - Bandejas de ar-condicionado, bebedouro de água mineral e pequenos depósitos de água
Tirar a água e escovar periodicamente. - Ralos e canaletas de drenagem para água de chuva (subsolo e áreas externas) Eliminar as caixas de areia ou pontos de acúmulo de água, preenchendo-os com argamassa. Telá-los.
- Materiais inservíveis (latas, copos, garrafas de vidro ou de plástico, potes de iogurte, margarina ou maionese, calçados, brinquedos velhos etc.) Tampá-los ou colocá-los em local coberto.
- Vaso sanitário sem tampa ou sem uso frequente
Jogar 2 colheres de sabão em pó. Mantê-los sempre tampados. Vedar com plástico, aderido ao vaso e fixado com fita adesiva. Acionar a válvula 2 vezes por semana.
- Caixa d´água
Manter bem fechada e com tampa adequada. Proteger o ladrão de caixas externas (com no máximo 1,5 m de comprimento) com tecido, tela de mosquiteiro ou meia de nylon. - Ralo com sifão(exceto ralo de box de uso diário) Utilizar ralo com tampa “abre-fecha” nas áreas internas, mantendo-a na posição fechada. Adicionar 2 colheres de sabão em pó em cada ralo. (Repetir a cada uso ou após chuva).
- Bandeja de geladeira com água parada
Retirar a bandeja, escovar e secar (colocar uma média de 1/4 de copo de detergente). - Piscinas
Em período de uso: efetuar o tratamento adequado incluindo cloro granulado.
Em período sem uso: reduzir ao máximo possível o volume de água, colocar sabão em pó ou peixes que comem larvas (beta, guaru). - Bebedouros
Escovar parte interna e os canos internos uma vez por semana. Retirar possíveis ovos grudados na parede. - Aquários
Manter tampados, telados ou com peixes que se alimentem de larvas (beta, guaru, etc.). - Vasos de plantas
Remova ou fure os pratinhos dos vasos.
- Pneus
Guardar em locais cobertos. - Lajes
Não deixar água parada. - Calhas
Remover tudo que possa impedir o fluxo da água.
- Lixo
Colocar em sacos plásticos adequados e manter a lixeira bem fechada. - Vasos de plantas aquáticas
Substituir a água por terra. - Garrafas
Guardar sempre de cabeça para baixo. - Bebedouros de animais
Lavar semanalmente com escova e sabão. - Tonéis e barris d´água
Manter sempre bem fechados.
- Alimentos
Guarde frutas, verduras, legumes e carnes em potes plásticos com tampas, como os da Pleion, e mantenha-os sempre refrigerados para que não haja acúmulo de bactérias e larvas.
Compartilhar