No Brasil, 26,3 milhões de toneladas de alimentos são jogados no lixo por ano, e 45% deles são hortifrútis. Os dados geram preocupação porque precisam ser analisados mais profundamente.
Quando falamos em desperdício de alimento, também falamos no desperdício da energia, mão de obra, água e produtos envolvidos na produção e descarte desses alimentos. Ou seja, muita coisa importante anda parando no lixo!
Por exemplo: 1 banana pesa aproximadamente 120g, ou seja, 60 litros de água para ser produzida, se jogarmos a casca fora, são desperdiçados 24 litros numa única casca banana não consumida! O que daria para tomar 3 minutos de banho, dar 2 descargas ou lavar o rosto 2 vezes! Fonte: Sabesp 2014.
É por isso que devemos ficar atentos ao desperdício de alimentos, principalmente em períodos de grande consumo, como as festas de final de ano. Mas como prevenir o descarte inapropriado de alimentos?
Grande parte dos alimentos que não consumimos e acabam indo para o lixo são resultado da falta de planejamento na hora das compras, pois sempre compramos mais do que precisamos. A forma mais simples de ajudar é PLANEJAR. Veja as dicas!
- Faça uma lista antes de ir ao supermercado planejando a quantidade correta do que levar e evitando comprar mais do que precisa.
- Faça mercado com mais frequência, evitando que os alimentos sejam descartados porque estragaram.
- Guarde em potes plásticos os restos dos dias anteriores para elaborar novas receitas.
- Use recipientes de plástico transparente para guardar alimentos, assim você tem uma leitura rápida do que guarda. Caso contrário, você pode esquecer o que guarda e o alimento apodrece. Para isso, conte com os potes transparentes da Pleion!
- Não tem certeza se usará um alimento? Congele! Só procure saber se o alimento pode ser congelado e por quanto tempo.
- Comprou muitas frutas ou legumes? Faça sucos e sopas!
- Ajude quem passa fome, se está pensando em jogar fora uma quantidade de alimento razoável e ainda própria para consumo, dê para quem não tem o que comer.
- Se possuir jardim, que tal fazer seu próprio adubo? Aproveite alguns restos de comida para produzir húmus fazendo compostagem caseira.
- E na hora de almoçar fora, não se deixe levar pela quantidade de coisas disponíveis no buffet por quilo. Pondere e pegue apenas o que vai comer, sem deixar nada no prato.
Algumas atitudes simples podem fazer toda a diferença. Fazendo a nossa parte, poderemos ajudar a combater o desperdício.
Compartilhar