O dia a dia em pizzarias é bem corrido e para conseguir suprir a demanda de pedidos, é necessário que as pizzas sejam feitas o mais rápido possível. E sem perder a qualidade!
No artigo de hoje você verá algumas dicas para que o tempo de produção de cada pizza seja otimizado.
A chave para que sua pizzaria seja um sucesso não está só no produto final, mas também no atendimento ao cliente, na produção da pizza e na entrega.
E para que cada uma dessas etapas esteja sendo desempenhada de maneira correta, é necessário que você conheça o seu negócio e, consequentemente, otimize alguns processos.
Veja abaixo uma lista do que deve ser avaliado, para que o resultado final seja um estabelecimento eficiente, capaz de atender, produzir e entregar pizzas eficientemente.
Atendimento
Quando seus clientes te procuram, como funciona o atendimento? Quantas pessoas estão encarregadas disso?
O ideal é que o número de pedidos consiga ser atendido de maneira rápida e clara. Pergunte a seus clientes sobre o atendimento: essa é a melhor forma de saber como esse departamento está atuando.
As respostas obtidas são as melhores ferramentas para identificar problemas. Se um fato recorrente for reclamações a respeito da espera para ser atendido, a solução é colocar mais uma pessoa nessa tarefa.
O único meio de comunicação para fazer pedidos é via telefone? Caso seja, pode ser interessante considerar a possibilidade de fazer pedidos online e/ou via WhatsApp.
Os atendentes são cruciais na hora de criar uma impressão para o consumidor, então, sempre mantenha-os motivados e alinhados com o cardápio e promoções (quando houver).
Produção das Pizzas
Chamamos essa etapa de produção porque deve haver processos na hora de produzi-las.
Fazendo uma analogia com a linha de montagem de uma indústria, as pizzas passam por diversas etapas, as quais devem ser quantificadas principalmente em tempo e ingredientes.
Ou seja, para que suas pizzas não passem tempo demais no forno ou recebam mais (ou menos) ingredientes do que o correto, é fundamental estabelecer o tempo que elas permanecem ao forno, bem como a quantidade de ingredientes que deve ser utilizada em cada sabor.
Isso evita prejuízos e faz com que a produção seja eficiente.
E os ingredientes, como alocá-los?
A produção não será eficiente se os ingredientes não estiverem dispostos e armazenados de maneira e quantidade estratégicas.
Sabendo disso, a dica agora é utilizar potes plásticos herméticos, os quais podem ser guardados na geladeira após o término do expediente.
O fato de estarem disponíveis em diversos tamanhos e serem fáceis de higienizar os tornam soluções bem atrativas.
Os organizadores trazem a mesma proposta dos potes citados acima, mas em formato diferente.
Entrega
Por fim, chegamos à entrega.
Existem duas coisas que devem ser evitadas:
– demora para que a pizza chegue até a casa do cliente
– pizzas “distorcidas”, onde o recheio está por toda parte e nem é possível identificar onde começa e termina um sabor em pizzas meio a meio
Para que esses dois problemas não ocorram, estabeleça padrões e os alinhe a equipe de motoboys, como por exemplo a quantidade de pizzas que pode ser levada em uma única viagem.
Outro ponto que deve ser verificado é a comunicação entre atendimento e motoboys: tente fazer com que pizzas que serão entregues em locais próximos, vão com o mesmo motoboy.
Gostou do artigo? Cadastre-se e receba as novidades!
Compartilhar