Fazer compras no supermercado pode ser uma delícia, mas também pode ser um perigo. Isso porque é muita variedade de produtos, tentações e promoções de coisas que nem sempre precisamos, e isso acaba prejudicando no orçamento final.
Por essas e outras razões é necessário estar sempre alerta para fazer compras saudáveis, priorizar custos-benefícios e aprender a economizar, tanto dinheiro quanto evitando desperdícios de alimentos.
Para aprender como fazer suas compras de um jeito otimizado, confira estas 10 dicas para economizar com as compras no supermercado:
- Confira o que ainda tem
Um dos piores erros é não dar uma vistoria nos armários, na geladeira e na dispensa antes de sair para fazer as compras. É nessas horas que encontramos produtos escondidos que nem sabíamos que ainda tinham, ou até mesmo produtos próximos do fim de validade. E aproveite para fazer um cardápio com o que ainda tem na geladeira, assim não há espaço para o desperdício.
- Faça (e siga) uma lista de compras
Durante a revisão da geladeira e dos armários, vá anotando o que é necessário comprar. NECESSÁRIO, ok? Muitas pessoas até fazem esse tipo de lista, mas acabam não cumprindo à risca quando chegam no supermercado, comprando além do que precisava. Essa parte já tem a ver com sua disciplina na hora das compras, então procure se controlar também.
- Evite compras mensais
Para evitar desperdícios, a melhor opção é fazer compras semanais ou quinzenais. Assim você evita grandes estoques nos armários, geladeira entulhada e diminui as chances de algo perder a validade. É uma forma também de ter mais opções frequentes e alimentos sempre frescos. Falando em alimentos sempre frescos, aprenda a guardar corretamente seus alimentos da feira!
- Não faça compras com fome (é sério)
Parece piada, mas não é! Ir ao supermercado com fome estimula mais gastos. Você passa a ser motivado pela fome e acaba comprando coisas em maior quantidade ou apenas pela gula. As chances de você comprar uma pizza congelada estando com fome é muito maior! Sendo assim, nada de ir na hora do almoço fazer compras.
- Utilize potes transparentes
A forma como você organiza e armazena produtos faz toda a diferença no consumo, durabilidade e qualidade dos alimentos. Usando os potes da Pleion, por exemplo, você mantém tudo fresquinho e aumenta o tempo de conservação. Outra dica é focar em potes transparentes, para você visualizar facilmente o conteúdo e não esquecer de consumir.
- Cuidado com as promoções
O hábito de comprar coisas apenas pelos preços em oferta é um perigo. Além de deixar a conta final mais alta, traz mais chances de desperdícios. Uma das exceções para aproveitar bem uma promoção é de produtos de limpeza ou alimentos com prazo de validade mais extenso; se o preço estiver realmente atraente e você consumir com frequência, pode valer muito a pena aquela oferta “3 por 1”.
- Considere as marcas dos supermercados
Quase sempre ignoramos os produtos com a marca do supermercado, né? Na maioria das vezes, tais marcas contam com produtos de ótima qualidade e com preço muito menor do que o das marcas mais conhecidas. Sendo assim, nas próximas compras, dê uma chance aos produtos do supermercado em que você costuma ir.
- Informe-se sobre cartões do supermercado e suas vantagens
Alguns supermercados contam com cartões de vantagens próprios para seus clientes, oferecendo ofertas exclusivas para quem possui. Informe-se sobre descontos, ofertas e outras vantagens que você pode ter, principalmente se frequenta esse mercado com frequência. Se o cartão não tiver nenhum custo com anuidade ou taxas mensais, pode valer muito a pena.
- Confira a nota fiscal da última compra
Sempre que for fazer uma nova compra, pegue a nota fiscal da última e dê uma olhada nos produtos que você comprou, avaliando quantidade, preços, o que poderia ser eliminado, o que faltou, etc. É importante ter como base uma compra anterior para saber como pode melhorar o orçamento do mês em questão.
- Desafio: Dinheiro contado no bolso
Experimente levar ao supermercado uma quantidade limitada de dinheiro ou X reais no cartão de débito para fazer a compra. Isso motiva a calcular melhor tudo o que entra no carrinho, pode ter certeza! É uma forma mais rígida e consciente para quem extrapola o cartão de crédito com frequência nas idas ao supermercado.
O que achou destas dicas? Acha que vai conseguir melhorar o orçamento das suas compras a partir deste mês? O desafio está lançado!
Compartilhar