Cozinhar é, por muitos, visto como uma arte: existem temperos, métodos e pratos que são constantemente avaliados como obras primas pelos especialistas das áreas.
Muito mais do que isso, o ato de cozinhar, em nosso dia a dia, é terapêutico e pode ser usado como uma ferramenta de aproximação entre pessoas. Exatamente! Quando você tem a prática de dividir tal experiência com alguém, torna-se um hábito prazeroso e criador de vínculos.
Não só enquanto cozinha: o depois, quando a mesa é servida, seja para dois ou para a família inteira, e todos começam a comer, também faz parte de um rito social que estreita as ligações.
E por último, mas não menos importante, gera lembranças inesquecíveis! Quer ver só? Quem não se lembra daquele delicioso cheiro de tempero, de quando éramos criança e esperávamos ansiosos pelo almoço?
Bem, agora que você já sabe a importância que cozinhar pode ter para sua vida e para quem é próximo, veja abaixo algumas dicas de como se aperfeiçoar na culinária!
1 – Mantenha o ambiente organizado e limpo
Um fator crucial para o andamento da receita, é a organização!
Para que os ingredientes e utensílios tenham lugar para serem colocados sobre a mesa ou sobre a pia, guarde a louça e outros objetos a fim de otimizar o espaço.
Se houver louça para lavar, o ideal é eliminar essa tarefa antes de começar a cozinhar.
2 – Prepare a mesa
Você deve estar se perguntando: mas antes de fazer a comida?
Isso mesmo! Nem sempre haverá um tempo enquanto cozinha para preparar a mesa de acordo com a ocasião.
Então, para que a comida quentinha não esfrie, é uma boa prática já deixar a mesa posta.
3 – Saiba exatamente o que vai fazer
Às vezes, ao vermos alguma receita na televisão ou até mesmo na internet, nos empolgamos com o resultado e esquecemos de nos atentar aos detalhes do prato.
Para evitar algum imprevisto, como a falta de algum componente (sal, açúcar, pimenta etc), anote o passo a passo do que será feito e, se necessário, veja tutoriais e dicas para a receita em questão.
4 – Separe o que será usado
Confira em seu livro de receitas ou anotações todos os ingredientes e os deixe no lugar de mais fácil acesso para suas mãos.
Para a separação, é possível e recomendando por nós da Pleion, utilizar potes plásticos que facilitam esse processo.
Não se esqueça dos utensílios de cozinha: espátula, colher, medidor, entre outros.
Aproveite e aprenda a fazer conserva em potes plásticos!
5 – Investigue opções de acompanhamento
Não se prenda fielmente à receita: procure por opções de acompanhamento que combinem, tanto em termos de alimentos quanto de bebidas.
Hambúrguer com maionese, carne de panela com batata, pizza e azeite, goiabada com queijo, da fome só de pensar! Existem muitos exemplos e, nessa etapa, é interessante investigar outros e até inovar, afinal, nunca se sabe de onde surgirá uma boa ideia.
6 – Ponha a mão na massa e comece a cozinhar
Chegou a hora tão esperada de começar a pôr a mão na massa!
Aqui, temos de tomar cuidado com distrações do dia a dia. Pode ser o (a) filho (o) te chamando, um telefonema, qualquer coisa que tire sua atenção da cozinha.
O problema está em se perder no andamento do prato ou deixar as panelas no fogo e perder tudo o que já foi feito.
Deixando esses empecilhos de lado, confie em suas habilidades e complete a receita!
7 – Sirva adequadamente
Alguns pratos possuem peculiaridades na hora de servir. A sopa, por exemplo, pode ser servida em pratos ou cumbucas.
Atente-se a essas possibilidades para que os pratos sejam servidos adequadamente.
E caso sobre, evite desperdícios lendo nosso artigo: como conservar marmita em potes herméticos?
Gostou do conteúdo? Continue navegando pelos artigos do nosso blog e cadastre-se para receber as novidades direto em seu e-mail!
Compartilhar