organização de gôndolas

Organização de Gôndolas: dicas de compras no supermercado

organização de gôndolas

Saiba como organizar as gôndolas do seu estabelecimento para vender mais e satisfazer os seus clientes.

Você sabia que nem sempre o preço justo, variedade de produtos e boas condições de pagamento são suficientes para atrair fazer com que o consumidor escolha o seu mercado na hora de fazer as compras?

Se o local não for atrativo e fácil de encontrar o que se está procurando, certamente os seus clientes vão sair de mãos vazias ou sem vontade de retornar ao seu estabelecimento. Por isso, melhorar o ambiente impacta diretamente no desempenho de vendas, e isso passa pela organização de gôndolas.

 

Por que organizar as gôndolas do supermercado?

As gôndolas, também conhecidas como prateleiras, é o móvel usado no comércio para expor os produtos, sendo um dos itens básicos e indispensáveis dos supermercados, responsável por atrair a atenção dos consumidores e facilitar a rotina de compras deles, este item torna a experiência do cliente mais agradável.

Quando um produto não possui fácil acesso, a pessoa chama alguém para pegar, causando um certo desconforto ou então simplesmente desista da compra pelo pequeno estresse, por isso, é fundamental que os produtos estejam visíveis, a dica aqui é utilizar potes transparentes na organização e seguir um padrão para que o cliente consiga pegar os produtos sem esforços.

Parece simples demais? Sim, mas nem todos os estabelecimentos conseguem manter as gôndolas organizadas e oferecer uma experiência para o cliente no ponto de vendas, muito pelo contrário, a bagunça dá afeta a confiança do cliente e aparenta que você não se preocupa com quem está consumindo os seus produtos.

 

Como organizar as gôndolas do seu estabelecimento?

Para organizar de maneira eficiente as gôndolas é importante que o processo seja planejado com estratégia, permitindo que o cliente encontre fácil os produtos e consiga visualizar outros que podem atrair o interesse, incentivando aquela famosa compra por impulso de coisas que, às vezes, nem ele sabia que precisava.

Para te ajudar, a equipe Pleion separou algumas dicas bem interessantes:

 

Utilize os níveis das gôndolas ao seu favor

Existem diferentes modelos de gôndolas que podem ser utilizadas no seu negócio, as de três e cinco níveis são as mais tradicionais, e o segredo está em como você organiza elas, colocando os produtos de um jeito que facilite e induza a compra, por exemplo:

Deixe os produtos acima do campo de visão dos consumidores que são aqueles que todo mercado pode ter, mas acabam não saindo muito. Na altura dos olhos deixe aquelas que geram mais vendas e são mais rentáveis para o supermercado. Na linha da cintura deixe os que tem grande visibilidade e lucratividade, normalmente são os mais procurados pelo público. Abaixo da cintura e no chão deixe os produtos mais pesados, assim, você diminui o risco de possíveis acidentes.

 

Localização estratégica

Conhecer o seu negócio perfeitamente é fundamental, tenha sempre em mente o tipo de serviços que você oferece, por exemplo, se você disponibiliza açougue ou padaria no estabelecimento, deixe-os localizados no fundo da loja, para que os clientes precisem andar pelos corredores e, involuntariamente, acabem sendo induzidos a comprar.

Outra dica interessante é a de colocar prateleiras próximas a essas áreas com produtos que combinam, previamente selecionados, por exemplo: se a sua loja tem uma padaria no fundo da loja, tenha prateleiras com torradas embaladas, biscoitos, salgadinhos e, se possível, frios e itens para colocar no pão.

 

Realoque os produtos para crianças

Muitos adultos têm o costume de fazer compras na companhia de crianças, e elas possuem o poder de convencimento para que seja comprado algo para elas, e essa estratégia, assim como as outras, permite um aumento dos lucros, basta saber onde posicionar os produtos certos.

A ideia aqui é colocar doces, salgadinhos e outros produtos que possam despertar a atenção dos pequenos em uma altura que possa ser vista facilmente, despertando o desejo para o pedido. A ideia é organizar esses produtos perto do caixa, para que no momento final da compra venha o pedido, assim, por já estar quase de saída, o processo de convencimento é mais fácil.

 

Use potes e caixas transparentes para organização

Uma boa organização não vale de nada se os seus produtos não são visualizados completamente pelos clientes, não é mesmo? Por isso, utilizar potes e caixas transparentes é um grande diferencial para o seu negócio que mostra para os clientes, o cuidado e delicadeza que você tem com seus produtos.

Nesses casos, as caixas de plástico empilháveis multiuso da Pleion podem atender todas as suas necessidades, com diversos tamanhos e modelos, você tem muitas opções para escolher.

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