como expor produtos na loja

Como expor os produtos da minha loja?

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Entenda melhor como expor produtos na loja através de ilhas de produtos, a sua importância e como organizá-las adequadamente no seu estabelecimento. Confira!

Como expor os produtos da minha loja?

Você não pode simplesmente encher gôndolas de qualquer forma ou promover sua mercadoria. Quer uma sugestão? Uma forma de expor os produtos na loja para aumentar suas vendas é através das ilhas de produtos.

Ficou interessado? Confira nesse artigo que preparamos para você!

 

Afinal, o que são ilhas de produtos?

As ilhas de produtos consistem em espaços onde se encontram os produtos fora do local onde normalmente estão em exposição, como as prateleiras e biombos. Uma ilha de produtos será um tipo de “ponto extra” para a apresentação de uma mercadoria em locais estratégicos.

Sua função principal é incentivar a venda, conquistando os clientes por meio de campanhas ou promoções. Ela é formada normalmente por um quadrado de no mínimo 1,20 m por 1 m e fica localizada entre os corredores ou em pontos da loja onde o fluxo de clientes for maior.

 

Qual a importância das ilhas para a promoção de um produto?

Imagine as prateiras de um supermercado, abarrotadas de produtos de diferentes marcas. É fácil imaginar que os clientes se percam em meio a tantas coisas, já que por ali nenhuma delas recebe um bom destaque.

 

Como construir uma ilha de produtos?

As ilhas de produtos são uma grande ideia para vender mais. Porém, organizar esses espaços não é assim tão simples quanto pode parecer.

Tudo deve ser muito bem elaborado, pois é justamente a disposição dos itens que influenciará nas vendas que espera obter. Veja algumas dicas importantes para que você possa implementar essa ação de marketing corretamente na sua loja:

 

Foque no apelo para o seu público-alvo

Uma ilha de produtos não deve ser construída de forma aleatória. Para organiza-la, você deve pensar no que mais for demandado pelos clientes. Quais são os elementos que podem ser usados para cativá-los?

Aproveite esse momento para criar um tema para sua ilha. Se for possível, tente representar uma história ou ideia bem cotidiana. Exposições temáticas sempre atraem o consumidor.

Pode-se explorar um feriado, uma estação ou qualquer outro tema que esteja em alta naquele momento. Assim fica mais fácil unificar os elementos decorativos do seu ponto extra.

 

Saiba como aproveitar o espaço disponível

Amontoar os produtos no espaço que você encontrou não é a melhor solução para exibi-los.

A ilha deve ser bem planejada, caso contrário, parecerá uma aglomeração caótica de itens. Ao mesmo tempo, não é bom deixar grandes espaços vazios.

É interessante que a ilha seja visualizada a partir de uma boa distância. A estrutura deve ser grande e facilmente acessível.

 

Troque os produtos das ilhas com frequência

Deixar as ilhas fixas com os mesmos produtos ou o mesmo tema por muito tempo pode fazer com que a exposição perca a credibilidade. As pessoas podem notar facilmente que o espaço não é renovado, e assim o ponto de vendas perde seu destaque.

As ilhas devem apresentar ofertas temporárias. Isso alimenta o sentido de urgência do consumidor em levar os produtos para casa antes que acabem.

 

Organize as cores e informações harmonicamente

As cores têm influência psicológica muito grande nos consumidores. Elas despertam emoções e diferentes tipos de impressões. Por essa razão, é imprescindível saber combiná-las de forma harmoniosa.

Não exagere nas tonalidades do merchandising. Isso pode deixar sua ilha visualmente poluída pelo excesso de informação.

 

Deixe os preços em evidência

Os preços devem ter um bom destaque também. Esta é uma informação crucial para o consumidor. A área central costuma ser um ponto de maior relevância para os olhares do cliente. Portanto, pense em colocar as informações de preço em locais de fácil visualização.

Deixe as indicações de preços à altura dos olhos para que o consumidor encontre facilmente os preços dos produtos em oferta. Se os preços estiverem acima ou abaixo dessa altura a atenção do consumidor pode ser dispersada e as chances de ele levar as mercadorias para casa diminuem.

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