Como organizar a geladeira com caixas e potes plásticos

potes plásticos

Quando o assunto é alimentação precisamos estar sempre atentos. Em restaurantes de grande porte, as cozinhas profissionais seguem regras rígidas na hora de organizar refrigeradores. A falta de higiene da geladeira pode fazer com que os alimentos estraguem. Por isso, é importante mantê-la limpa e com os mantimentos organizados em potes plásticos.

Um alimento mal acondicionado pode causar problemas graves de saúde.  Então, antes de qualquer processo de organização, sempre retire tudo e faça uma boa limpeza, seguindo as orientações do fabricante. Avalie e jogue fora todos os itens com validade expirada, coloque-os de volta em seu local apropriado e veja se a vedação da geladeira está em boas condições.

Comunique sua família sobre como serão as regras de organização e posicionamento dos alimentos na geladeira e peça que todos colaborem com a nova disposição. 

potes plásticos

As caixas, bandejas e potes plásticos serão os protagonistas da organização da geladeira, pois são versáteis, otimizam os espaços, conservam melhor os alimentos e podem ser etiquetados para facilitar a identificação e controle de data de validade.

Para compreender melhor a forma correta de arrumar as coisas, tenha em mente que, quanto mais perecível for o alimento, mais alto ele deve ficar na geladeira, como, por exemplo, ovos, queijos, sucos, iogurtes. Isso se deve ao processo de circulação do ar dentro da geladeira. Lembre-se de que uma grande quantidade de alimentos não precisa ser refrigerado. Portanto coloque somente os produtos que já são comprados refrigerados.

Uma ideia eficiente e funcional para organizar é agrupar itens que são levados todos os dias à mesa por categorias, como, por exemplo, produtos para o café da manhã, comidas para o lanche da tarde, molhos e etc. Coloque-os em bandejas plásticas. Dessa forma você evita deslocamentos desnecessários entre a geladeira e a mesa.

potes plásticos

A primeira prateleira deve ficar para os alimentos perecíveis, como leites e derivados.

Reserve a prateleira do meio para carnes temperadas, alimentos em processo de descongelamento e sobras de pratos prontos. Tudo guardado em caixas plásticas com tampa, para conservar o frescor e não espalhar o cheiro dos alimentos.

A parte de baixo, reserve para alimentos que serão consumidos rapidamente, como frutas mais maduras. A gaveta retém a umidade, e por isso é importante que nela, sejam guardados verduras e legumes, todos em saquinhos plásticos abertos para melhor aproveitamento e ventilação. Nunca coloque nenhum tipo de carne logo acima das gavetas pois a carne pode contaminar os legumes.

Não esqueça de lavar corretamente os potes plásticos, bandejas e outros recipientes que utilizar para acondicionar os alimentos. Essa higiene é fundamental para a saúde de toda  a sua família.

button (4)



Compartilhar

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


A Pleion se preocupa com você e sua privacidade

Informamos que o nosso site utiliza cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta dessas informações para utilizá-las nas finalidades descritas em nossa Política de Privacidade.

Aceito